As empresas estão passando por um momento de digitalização e o trabalho remoto está se tornando uma realidade. A pandemia do coronavírus, como já sabemos, acelerou essa transformação e impôs um novo ritmo de trabalho em negócios de todos os portes e segmentos.

A relação com a tecnologia também está sendo repensada e, cada vez mais, se fazendo necessária em nossas atividades de trabalho. Entre todas as incertezas, percebemos que os sistemas de internet e telefonia estão totalmente atrelados à nossa realidade, ou seja, o mundo dos negócios agora precisa de uma estrutura de telecomunicação muito mais completa.

Portanto, o trabalho remoto já é uma realidade corporativa. No mundo, atualmente, encontramos quase 40% de profissionais trabalhando fora de suas empresas — principalmente nos países desenvolvidos, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho. Continue a leitura do texto para compreender mais sobre essas mudanças.

Por dentro do trabalho remoto

De forma simplificada, trabalho remoto significa trabalhar a distância. Ou seja, quando um colaborador trata de suas demandas diárias atuando de qualquer outro lugar que não seja a empresa, usando ferramentas modernas de comunicação. Quem opta por essa modalidade precisa conhecer os prós e contras, como vamos conferir ao longo do artigo.

Trabalho remoto no Mundo e no Brasil

Mesmo em meio à pandemia, o home office foi facultativo para as empresas, ou seja, só adotou o trabalho a distância quem se preparou para a situação. Contudo, esse diferencial já é fator de destaque quando um profissional procura por emprego — principalmente os Millenials, que serão grande parte da força trabalhadora até 2025.

Aqui no Brasil, a reforma trabalhista sancionada em 2017 também abriu portas para o trabalho remoto: em abril deste ano, o número de MEIs bateu o recorde de 10 milhões. Mas a nossa transformação não para por aí, colaboradores que atuam com carteira assinada também estão se adaptando ao home office e, hoje, cerca 60% das empresas nacionais já implementaram a prática, principalmente na região sudeste.

Desafios do trabalho remoto

O futuro do trabalho é uma incógnita tanto para empresários quantos para colaboradores. Por isso, todos os dias é preciso se adaptar às transformações do nosso mundo. Em um contexto profissional, o trabalho remoto precisa ser encarado o quanto antes para que, nos próximos meses, saibamos como reagir às novidades digitais.

Comunicação

A comunicação entre líderes e equipes costuma ser o primeiro entrave do trabalho remoto, afinal, as tarefas do dia a dia parecem não fluir com a mesma leveza a distância. Sendo assim, as ferramentas usadas pelos colaboradores são de extrema importância para a estruturação dessa nova modalidade de atuação.

Na WCS Conectologia temos a solução ideal para que sua empresa continue atuando normalmente mesmo a distância. Conheça o Meeting Talk e crie salas de reunião virtuais totalmente seguras e sem gastar muito. As tomadas de decisões de seus colaboradores serão facilitadas com a eficiência operacional dessa plataforma.

Com sistema de audioconferência em nuvem, um administrador pode conduzir a interação entre todos os participantes de uma reunião, ou seja, ele trata das permissões de quem pode falar e ouvir, somente ouvir, ter acesso a túneis de conversas privadas e muito mais. Perfeito também para a comunicação entre matriz, regionais e filiais de um mesmo negócio.

Resultados

Outra preocupação presente em todas as empresas que aderem ao trabalho remoto são os resultados de cada equipe. Como os gestores não estão próximos, o desempenho de um colaborador passa a ser medido, basicamente, pela qualidade de suas entregas. Portanto, é necessário também que o seu negócio se adeque a prazos, formas de cobrança e mais.

Em contrapartida, a criatividade é favorecida pelo trabalho remoto, o que pode impactar diretamente todos os resultados. O convívio com a família, com animais de estimação, ou a eliminação daquele estresse com o trânsito podem permitir que seu funcionário elabore soluções inovadoras.

Produtividade

Essa é uma habilidade bastante procurada, mas que sempre varia de uma pessoa para outra. Há quem renda muito mais trabalhando remotamente e há também quem misture vida pessoal com profissional. A função dos gestores em relação a isso é perceber as características de cada integrante de sua equipe e ajudar todos a se adaptarem ao home office de forma que nenhuma rotina seja prejudicada.

Contudo, de nada adianta seu colaborador ter foco e proatividade se ele não conta com uma boa estrutura de telecomunicação em seu ambiente de trabalho remoto. Internet fixa e conexão estável são ferramentas básicas para que qualquer pessoa consiga atuar com tranquilidade e eficiência.

Como a tecnologia fortalece o trabalho remoto

Ao longo dos últimos anos, a tecnologia vem permitindo que os mais variados trabalhos sejam realizados remotamente e com segurança. Por exemplo, uma pequena empresa no interior de São Paulo pode tranquilamente contratar um profissional que atue na cidade de Porto Alegre.

Situações desafiadoras, como as que vivemos em 2020, exigem adaptações. Hoje muitas empresas estão buscando formas de lidar com crises internas sem deixar de lado a produtividade. Contudo, quem começou a se preparar primeiro já passou pelo período de transformação e consegue realizar suas atividades com melhor fluxo.

Comunicação entre diferentes pontos

A digitalização dos negócios também trouxe outra forma de atuação além do trabalho remoto. Para reduzir custos ou aumentar a produtividade de seus colaboradores, por exemplo, conhecemos empresas que atuam em mais de uma localidade e precisam cuidar de sua comunicação interna para ganhar destaque no mercado.

Uma maneira de inserir o trabalho a distância com segurança em sua empresa é apostando no armazenamento em nuvem. Hoje existem ferramentas supermodernas que permitem que o sistema de um negócio possa ser acessado por seus colaboradores de qualquer parte do mundo. Perfeito para não ficar preso em somente um local, concorda?

Preparação e estruturação

Aqueles que constroem uma ótima estrutura de telecomunicação para atuar em diferentes pontos do país já saem na frente de seus concorrentes, seguindo um fluxo singularizado. Investir para tornar sua empresa digital, portanto, é um passo que você precisa dar agora mesmo. Afinal, seus resultados não podem ficar parados por uma barreira física.

Uma conexão estável, por exemplo, é fundamental para o mundo corporativo. Mais uma vez, a tecnologia impacta diretamente no desempenho de sua equipe e resultados. Conheça uma solução da WCS Conectologia que pode deixar qualquer negócio conectado para que processos sejam continuados de outros lugares.

A SD-WAN + é uma maneira revolucionária de otimizar suas conexões. Com tecnologia moderna, essa solução monitora a qualidade da WAN e permite uma tomada de decisão inteligente, baseada na necessidade das aplicações e gerando benefícios como serviços em tempo real sem falhas, sistema de gestão centralizado e com console dedicado, visibilidade da rede e de aplicações e uso de VPN criptografada e otimizada.

Também é possível que as filiais acessem diretamente as aplicações em nuvem, como Office 365, Google Cloud e mais. Com agilidade na ativação da rede, sua empresa vai ficar interligada com diversas operações sem perder velocidade ou qualidade de dados.

Redução de custos

Ao pensar em modernização e trabalho remoto, é bem provável que você se preocupe com gastos e demoras. Contudo, a tecnologia deve fortalecer seu negócio também nesse quesito. Quando processos são unificados e automatizados, por exemplo, o orçamento pode ficar mais leve.

Uma ótima maneira de se digitalizar sem assumir gastos desnecessários é contratando um combo sob medida para a sua empresa. Na WCS, por exemplo, você pode optar com quais serviços de internet, telefonia e demais soluções quer contar no dia a dia do trabalho. Conheça combos com velocidade a partir de 50MB: nunca pensou que ter link dedicado na sua empresa poderia ser tão fácil, não é mesmo?

Relação com clientes

Uma boa estrutura de comunicação também é fundamental para a relação com seus clientes. Não dá mais para perder um atendimento por conta de falhas de internet ou telefone sem linha! Principalmente agora, quando os brasileiros estão cada vez mais fazendo compras ou contratando serviços remotamente.

A prestação de assistência pós-venda, por meio de canais próprios, é igualmente importante quando o que está em jogo é a imagem do seu negócio. Sendo assim, aposte em ferramentas modernas e que não vão te atrapalhar quando você mais precisar. Na WCS temos o Centro Nacional de Operações de Rede que atende 24 horas, todos os dias da semana, 365 dias por ano — para que nenhuma falha acometa nossos clientes.

Como pudemos perceber ao longo do texto, o trabalho remoto já é uma realidade no Brasil e no mundo. Cada vez mais os profissionais estão desenvolvendo as habilidades necessárias para atuar a distância — e já passou da hora dos negócios também se adaptarem às novas tecnologias.

Você já deve ter ouvido que toda crise é uma oportunidade, certo? Então, talvez agora seja o momento de sua empresa superar as barreiras geográficas e abraçar de vez o trabalho remoto. Para isso, invista continuamente em estrutura e compreenda quais pontos seus colaboradores devem fortalecer para que a produtividade somente cresça. Aproveite todos os benefícios que a tecnologia pode te entregar.