Transformação digital é o processo no qual as empresas passam a fazer uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar a competitividade e alcançar melhores resultados. É uma mudança cultural e estrutural nas organizações que passam a avaliar, após uma análise profunda dos processos e pessoas, quais ferramentas adotar, como fazer e a partir daí, tornar  algo que seja presente.  A Transformação digital precisa ser iniciada, mas é contínua, nunca termina.

A grande questão para os executivos é como promover esta transformação na prática. Na realidade, as empresas terão que se reinventar para que possam sobreviver e não obstante ser a tecnologia o tema central, sem a atuação das pessoas, a transformação digital não acontece.

Os pilares da transformação digital estão ligados à tecnologia, experiência do cliente, mudança de modelo de negócios, processos, mas antes de tudo estão as pessoas.

A cultura digital não é implantada somente por um único departamento, porque é algo vivo, dinâmico, e deve ser cultivado por meio de comportamentos praticados em todo o ambiente corporativo. Cultura digital é um ativo estratégico juntamente com a comunicação e a engenharia de transformação. Sem este pensamento, a transformação digital pode ser um grande fracasso. Sabemos que no mercado, aproximadamente dois terços das tentativas estão fracassando, uma vez que na maioria das vezes, a jornada se iniciou de uma maneira errada.

Não há uma fórmula para implantação, cada empresa precisa fazer conforme o seu negócio, processos e características, mas é certo que o primeiro passo é envolver, engajar e conscientizar as pessoas que trabalham dentro das companhias que a transformação digital é tão importante para as empresas como para os profissionais que precisam permanecer competitivos em suas áreas de atuação com novas tecnologias, novas ferramentas, valorizando o aprendizado contínuo e entendendo que o caminho      é sem volta.

A transformação digital não é mais algo do futuro ou para empresas modernas, é uma questão de sobrevivência tanto para as organizações como para os profissionais.

E aí? Já começou a transformação digital em sua empresa? E a sua?